sexta-feira, fevereiro 25, 2011

SOBRE A CARNE ABATIDA DE ACORDO COM O RITO MUÇULMANO (HALAL) QUE DEIXOU DE SER PRODUZIDA NA MAIS SETENTRIONAL DAS NAÇÕES EUROPEIAS...

É de registar que na Islândia
, a companhia de produção de carne Sláturfélag Sudurlands (SS) deixou no final do ano passado de abater gado ovino à maneira islâmica (rito halal). O motivo apresentado é o da reacção dos clientes depois de tomarem conhecimento dessa prática muçulmana. A empresa diz querer respeitar a opinião dos seus clientes; acresce que o custo de dar emprego a um membro da Associação Islâmica da Islândia para conduzir o abate (para que este seja portando executado de acordo com as regras do Islão) é também um factor a ter em conta porque a venda da carne halal ainda não está garantida.
Ontem, representantes da SS encontraram-se com potenciais compradores oriundos do Iraque e do Curdistão; começaram também negociações com clientes da Jordânia. Se houver acordo, a SS voltará a produzir carne halal.
Na última produção, que terminou em Agosto, quase três mil toneladas de cordeiro e de carneiro foram exportados pelo País, o que constitui trinta por cento de toda a produção nacional. Segundo o ministério da Agricultura, o negócio da exportação de carne não recebe apoio estatal, embora os agricultores recebam pagamentos do Estado independentemente de a carne que produzirem ser ou não exportada.

Claro que o capitalismo internacional continua a levar água ao moinho do Islão, mas torna-se interessante verificar como o cidadão comum islandês, indígena europeu, rejeita a crueldade de um rito oriental e adopta um comportamento cívico que o põe em causa...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

infra-oriental no pos-medievo..

25 de fevereiro de 2011 às 13:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Como estes islandeses são racistas, pois já não bastasse serem loiros de olhos azuis...

25 de fevereiro de 2011 às 16:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Como estes islandeses são racistas, pois já não bastasse serem loiros de olhos azuis...

pois, pois - já é pecadinho e politicamente incorrecto ser mais evoluido e menos simiesco..jeje

25 de fevereiro de 2011 às 17:13:00 WET  
Anonymous Vera said...

O supermercado mais barato da minha zona só vende carne hallal, e o pior é que a identificação nem está muito visível.
Nunca mais lá meti os pés, hallal e àquele preço baratinho, deve ter boa origem, deve... É de nitrofurano para baixo.

25 de fevereiro de 2011 às 18:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home